Tema - Romero Britto
Romero Britto é dono de um traço quase infantil, explora formas geométricas e figuras de sua preferência, sempre em cores vivíssimas. É conhecido como artista pop brasileiro e faz sucesso porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto. Romero começou a mostrar interesse e talento pelas artes aos 8 anos de idade e com muita imaginação e criatividade pintava em sucatas, papelão e jornal. Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos e embora encorajado pelo sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida é que o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro.
Romero frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e, aos 17 anos, entrou na Universidade Católica de Pernambuco, para o curso de Direito. Seu começo foi uma batalha, ele deixa uma vida simples no Recife para a aventura de construir o futuro nos Estados Unidos, onde começou pintando paredes e vendendo seus trabalhos na rua. Seu trabalho passou a ter projeção internacional quando o presidente da empresa sueca produtora da vodca Absolut viu seus quadros em Miami e o contratou, em 1989, para estampar as garrafas da marca. Hoje, mais bem sucedido no Exterior, Britto investe em outras áreas, criando peças publicitárias para Pepsi, Disney, IBM e Apple, tendo também sua obra usada em embalagens, em carros e na moda.
Justificativa
O trabalho de Romero Britto é comparado, por muitos críticos de arte, ao trabalho de ícones da arte contemporânea como Andy Warhol, mas, é também interpretado como puro entretenimento por alguns críticos, assim explicando seu sucesso em propagandas.
Para Agnaldo Faria, curador da Bienal de Arte de São Paulo, Britto pinta quadros divertidos, mas sem nenhuma expressão artística, sendo apenas um ilustrador. Julga ainda que Britto jamais faria parte de uma mostra como a Bienal, porque não leva as pessoas a pensar, como é o objetivo de qualquer trabalho artístico.
Embora visto como ilustrador Romero possui o estilo Pop-Art – estilo artístico que surgiu no final dos anos 50, baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, intimamente ligado ao trabalho publicitário – e diz: “Pinto sensações, sentimentos universais”. “Minha obra reflete uma celebração das coisas simples da vida.”
Essa transição entre arte e não arte justifica a escolha do tema para este trabalho, pois, arte ou não arte, o trabalho desse artista brasileiro encanta milhares de pessoas com suas formas, cores e alegria.
Ilustrações
Ilustração 1
Ilustração 2
Ilustração 3
Croquis Comerciais
Croqui comercial 1 - Rafaela Giampani
Croqui comercial 2 - Rafaela Giampani
Croquis Conceituais
Croqui conceitual 1 - Rafaela Giampani
Croqui conceitual 2 - Rafaela Giampani
Croqui conceitual 3 - Rafaela Giampani
Croqui conceitual 5 - Rafaela Giampani